O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX), o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm o imenso prazer de promover o IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL (SIES), a ser realizado nos dias 9, 10 e 11 de abril de 2025. O evento é voltado a pessoas pesquisadoras da área da Educação, docentes de todos os níveis de ensino e discentes de graduação e pós-graduação que se dedicam aos Estudos de Gênero, Corpo e Sexualidade em seus diversos espectros e perspectivas teórico-ativistas. O IX SIES contará com uma programação diversificada com mesas redondas, pessoas convidadas do Brasil e exterior, apresentações de trabalhos científicos, debates e atividades culturais.
Com a temática “Entre o visível e o oculto: gêneros e sexualidades no diálogo educativo", convidando a todas as pessoas a participarem de nosso evento e de mais uma troca de experiências acadêmicas, ativistas e plurais. A temática emerge da urgência de enfrentamentos diante do patriarcado, do racismo, do sexismo, do negacionismo e demais processos de apagamentos dos gêneros e sexualidades no contexto brasileiro e no cenário internacional. Nesse sentido, produzir saberes nas brechas, entre o que é dito e o que se cala, o que se vê e o que se oculta, em termos de censuras e perseguições, é um exercício tanto de expansão das fronteiras do conhecimento como de rompimento dos silêncios a partir de diálogos que resistem e transformam. Nos interstícios entre Movimentos Sociais - Universidade – Escola o diálogo educativo pode se dispersar, romper com a normatividade e alimentar potências que resistem à invisibilidade e enunciam outras gramáticas para ser e estar no mundo. Agir nas brechas é um ato de coragem e esperança para que corpos, gêneros e sexualidades tenham o estatuto ontológico, possam ser celebrados em suas singularidades e tenham uma educação verdadeiramente emancipatória e libertária.
Esta edição acontecerá de modo híbrido. As palestras e mesas redondas acontecerão presencialmente no Campus da Universidade Estadual de Maringá com transmissão ao vivo pelo Youtube, já os Grupos de Trabalho (GT) poderão ser realizados em caráter totalmente remoto ou presencial, respeitando a opção apresentada pelas proponentes de cada GT. Serão aceitos trabalhos, simpósios temáticos, comunicações orais derivadas de pesquisas, relatos de experiências, ensaios analíticos, apresentações artísticas como encenações e/ou performances que versem sobre gêneros e sexualidades, suas intersecções com raça, cor, etnia, pertencimento geográfico e cultural, tanto em contextos pedagógicos escolares como não escolares, movimentos sociais, análises de políticas públicas educacionais, análise fílmica ou de outros artefatos culturais e pedagógicos.
ORGANIZAÇÃO
Coordenação Geral:
Dra. Eliane Rose Maio
Dra. Fabiane Freire França
Comissão Organizadora:
Alessandra Elvira de Oliveira
Ana Beatriz Cucolete Viana
Ana Silvia Periotto Calegari
Andréia Araújo da Nóbrega
Berivalda de Jesus do Prado Sachi
Clara Hanke Ercoles
Claudemar Pedroso Lopes
Gleissiano Ruan Freitas
Gustavo Barrionuevo
Isabela Daiane Pironi
Kauane Moraes Bernardo
Lei Antoniassi Sassine
Lucas Eugênio de Lima Borsato
Miriam Suellen de Oliveira
Leonardo Antonio Chimirri da Silva
Luana Tainá Mesquita Costa
Suelen Soares Barcelo de Miranda
Comitê Científico:
Dr. Rodrigo Pedro Casteleira (coordenador)
Dr. Adalberto Ferdnando Inocêncio
Dra. Andréa Cristina Martelli
Dra. Carma Maria Martini
Dra. Cássia Cristina Furlan
Dra. Claudia Barbosa
Dra. Elaine da Silva Nantes
Dra. Fabiana Aparecida de Carvalho
Dr. Fernando Guimarães Oliveira da Silva
Dr. Isaias Batista de Oliveira Junior
Dr. Jean Pablo Guimarães Rossi
Dra. Lua Lamberti de Abreu
Dra. Lucimar da Luz Leite
Dr. Luiz Geraldo do Carmo Gomes
Dr. Márcio de Oliveira
Dr. Reginaldo Peixoto
Dra. Roberta Stubs
Dra. Thaise Fernanda de Lima Mares